António Marques representa Coimbra no Campeonato do Mundo de Boccia

O atleta de boccia António Marques será o único representante do distrito de Coimbra no Campeonato do Mundo daquela modalidade, que se disputará em Pequim, entre os dias 21 e 25 de Março.

O desportista da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) partiu na quinta-feira (17 de Março) para a China, juntamente com os restantes membros da Selecção e o seu treinador Emílio Conceição.

António Marques é o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais e será um dos mais consagrados a marcar presença na China, ocupando actualmente o nono lugar do ranking mundial BC1. Em Pequim estará em jogo a qualificação para as categorias individuais dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, evento no qual António Marques já garantiu presença enquanto membro da equipa BC1/BC2.

Do currículo de António Marques consta já um título de vice-campeão mundial, conquistado em 2002, resultado semelhante aos alcançados nos Jogos Paralímpicos de 2008, no Campeonato Europeu de 2005 e na Taça Intercontinental de 2015. De destacar ainda vários títulos e medalhas por equipas naquelas competições e diversos títulos nacionais, tanto a nível individual como colectivo. O ‘Oliveirinha’, como é conhecido na comunidade do boccia nacional, nasceu na Aveleira (Penacova) há 52 anos.

A edição deste ano do Campeonato do Mundo de Boccia contará com a participação de 137 atletas de 31 países. O Delegado Técnico da prova é Joaquim Viegas, um dos pioneiros do desporto para pessoas com deficiência em Portugal e que foi o primeiro professor de desporto da APCC.

A APCC está fortemente ligada à história do boccia em Portugal, pois esta modalidade foi introduzida no nosso país em 1983, durante um curso organizado pela Associação. Desde 1984 que a APCC participa regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos, em provas individuais e de equipa, e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais.