Ançã vai viver semana cultural

De 1 a 10 de Julho, Ançã volta a viver mais uma semana dedicada à cultura.

Durante 10 dias serão muitas as actividades a decorrer, e que incluem música, marchas populares, mercado à moda antiga, folclore, conferências, entre outras iniciativas.

A festa, que tem como tema central Jaime Cortesão, arranca esta sexta-feira, dia 1 de Julho, com o desfile das marchas populares, ao qual se segue um bailarico com a dupla J&V.

No sábado, 2 de Julho, a igreja matriz recebe, pelas 21h30, um Encontro de Coros, que conta com a participação do coro de Nossa Senhora do Ó, coro APRE, coro Ançã(ble) e Coral Divo Canto. Mais tarde, pelas 23h30, arrancar mais uma edição do Fest’Ança.

Pela primeira vez, a Confraria do Bolo de Ançã integra a semana cultural. Deste modo, dia 3, acontece o 11.º Capítulo da Confraria, que vai juntar no Terreiro do Paço confrades de todo o país. Pelas 17h00, é a vez de subir ao palco a Phylarmonica Ançanense.

Também no domingo, tem lugar a recriação histórica de um mercado à moda antiga. Mais uma vez, o Terreiro do Paço será transformado num antigo mercado rural do século XIX, onde agricultores, artesãos e mercadores negociavam e trocavam os seus produtos.

A iniciativa, da responsabilidade do Grupo Típico de Ançã, pretende dar a conhecer os modos de vida e os trajes da época mas também os sabores inspirados em tradições ancestrais, afiançados pela excelência e pela qualidade dos produtos da terra.

A festa continua no dia 8 de Julho, pelas 21h30, com a conferência “A voz de Jaime Cortesão”. Em simultâneo, estará patente, no espaço do antigo GTL, a exposição “Segundo a voz de Jaime Cortesão”, que inclui fotografias e reproduções de alguns dos textos do escritor.

Já no dia 9 tem lugar o concerto do grupo “Os Quatro e Meia”, pelas 23h00, também no Terreiro do Paço. Antes, pelas 15h00, haverá um workshop de gaita-de-foles, e pelas 21h30, a peça de teatro “Adão e Eva”, no Centro de Dia.

Por fim, a Semana Cultural termina a 10 de Julho com a gala de freguesia do Folk Cantanhede, a partir das 16h00, e com entrega dos prémios do concurso “Os melhores vinhos de Ançã”. A sessão tem lugar no Terreiro do Paço, pelas 17h30.

A organização da Semana Cultural é da Junta de Freguesia de Ançã, em parceria com as associações locais – Phylarmonica Ançanense, Grupo Típico de Ançã, a Academia de Música de Ançã (AMA), Avança, Grupo de Teatro Novo Rumo, Coro Nossa Senhora do Ó e Confraria do Bolo de Ançã – e com o apoio do Município de Cantanhede.