Anadia inaugura projecto pioneiro na área da mobilidade

O Anadia SIM – Sistema Integrado de Mobilidade está em funcionamento desde segunda-feira, dia 4 de Setembro. Trata-se de um projecto pioneiro de transporte de passageiros no concelho de Anadia, que oferece uma alternativa económica aos habitantes das localidades afastadas da sede do concelho.

Com o intuito de dar a conhecer o circuito urbano e as condições em que o mesmo é efectuado, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, convidou os restantes vereadores do executivo para, acompanhados pelos responsáveis da Transdev, efectuar o trajecto urbano.

No final da viagem, a autarca manifestou o desejo de que todos os munícipes utilizem este meio alternativo de transporte que se encontra agora à sua disposição.

De recordar que a rede Anadia SIM resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal ao operador Transdev que, em conjunto com a autarquia, desenvolveu uma solução integrada de mobilidade. Trata-se de um investimento camarário que ronda os 75 mil euros/ano. Segundo João Paulo Araújo, administrador da Transdev, “este é um projecto de inclusão social que consiste numa rede de transportes que vem proporcionar à população de Anadia ligações mais fáceis e económicas aos principais polos da cidade.”

O serviço Anadia SIM é composto por cinco linhas, destinadas a servir as localidades mais afastadas do centro urbano, funcionando uma linha diferente a cada dia da semana, ao mesmo tempo que o centro de Anadia passa a ser servido por uma circulação com cinco horários diários. “Nos horários de ponta, o serviço assegura a ligação às estações da CP de Curia e de Mogofores, para maior comodidade de quem opta pelo uso do comboio no dia-a-dia. Este serviço oferece horários ajustados à população em geral, não estando condicionado aos horários escolares”, explica ainda o mesmo responsável da empresa de transportes.

O custo das viagens é de um euro para os circuitos semanais e a pedido, enquanto no circuito urbano o valor é de 50 cêntimos. Os portadores de Cartão Anadia Jovem ou Sénior beneficiam de um desconto de 50%. A capacidade do autocarro é de 24 lugares sentados, quatro lugares em pé, e um lugar para cadeira de rodas.

CIRCULAÇÃO SEMANAL

2.ª feira: Boialvo, Candieira, São Pedro, Avelãs de Cima, Pereiro, Avelãs de Caminho, São João da Azenha, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro Saúde). Paragens flexíveis – Vidoeiro, Figueira, Pardeeiro, Ferreirinhos, Corgo de Baixo, Canelas, Chãs, Mata de Baixo e Coito.

3.ª feira: Escoural, Amieiro, Junqueira, Vale da Mó, Vale de Boi, Ferreiros, Moita e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vale de Avim, Fontemanha, Quintela, Saide e Saidinho.

4.ª feira: Vila Nova de Monsarros, Grada, Aguim, Tamengos, Mata, Curia, Póvoa do Pereiro e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Poço, Além do Rio, Parada, Algeriz, Monsarros e Horta.

5.ª feira: Paredes do Bairro, Ancas, Cabeço, Amoreira da Gândara, Póvoa do Mato, Fogueira, Casaínho,

Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vendas de Samel, Bemposta, Levira, Relvada, Portouro, Ribeiro de Sangalhos, Cabana, Grou e Madureira.

6.ª feira: Poutena, Torres, Vilarinho do Bairro, Melada, Banhos, Lameirinhas, Pedralva, S. Lourenço do Bairro, Óis do Bairro, Outeiro de Baixo, Outeiro de Cima, Espairo e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Ribafornos, Azenha, Couvelha e Pedreira de Vilarinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *