Anadia assinala Dia do Idoso

O Dia do Idoso vai ser assinalado pela Câmara Municipal de Anadia, no próximo dia 2 de Outubro, com um almoço-convívio destinado aos seniores do concelho, que irá decorrer no Pavilhão de Desportos de Anadia, pelas 12h30, seguindo-se, a partir das 14h30, uma tarde lúdica.

No evento podem participar gratuitamente os utentes das instituições de solidariedade social de Anadia, assim como outros seniores residentes na área do município. Assim, qualquer pessoa interessada em participar, que tenha idade igual ou superior a 65 anos e com domicílio no concelho de Anadia, deverá efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 26 de Setembro, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia, no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo (junto ao recinto da Feira da Vinha e do Vinho). Para o efeito, terá de apresentar um documento de identificação, bem como um comprovativo de morada (recibo de água ou luz, por exemplo). As inscrições são presenciais e até ao limite de 100, sendo a sua aceitação realizada por ordem de chegada.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de Outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e de cuidar a população mais idosa. Em 2017, a ONU debruça-se sobre o tema “A caminho do futuro: aproveitar os talentos, os contributos e a participação das pessoas mais velhas na sociedade“, concentrando-se nas vias de apoio à participação plena e efectiva na velhice, de acordo com os direitos, necessidades e preferências básicas dos idosos. Estima-se que entre 2015 e 2030, a data prevista para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o número de idosos em todo o mundo aumentará 56 por cento, passando de 901 milhões para mais de 1,4 mil milhões. Até 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos excederá o dos jovens de 15 a 24 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *