Amadeu Carvalho Homem Conversou sobre poesia

Mais de 70 de participantes assistiram à iniciativa “EU CON-VERSO”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 22 de Março.

O evento, inserido no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, teve apresentação do historiador e catedrático, Amadeu Carvalho Homem, e contou com a presença do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.

Na sessão, o orador apresentou o seu mais recente livro, de poesia, “A madura estação”, tendo alguns elementos do Clube de Leitura da Biblioteca lido alguns poemas dessa publicação.

Pedro Cardoso destacou “o vasto currículo de Amadeu Carvalho Homem, prestigiado historiador, académico, investigador, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, uma referência incontornável da história e cultura portuguesa”, acrescentando ainda “que este livro de poesia é uma oportunidade para descobrir uma outra faceta do autor que nos vai surpreender”.

A finalizar, o autarca agradeceu “mais esta colaboração desta grande referência das letras e da cultura”.

Sobre Amadeu Carvalho Homem

Amadeu José de Figueiredo Carvalho Homem licenciou-se em Filosofia, em 1972, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi admitido como Assistente Eventual do Grupo de História, no ano lectivo de 1977-78, no Instituto de História e

Teoria das Ideias, onde foi discípulo do Professor Doutor José Sebastião da Silva Dias.

Prestou provas de doutoramento em Letras (especialidade de História Moderna e Contemporânea) naquela Universidade, em 9 de dezembro de 1988, onde foi aprovado por unanimidade, com distinção e louvor, tendo defendido a tese “Teófilo Braga. Filosofia e pensamento político-social”.

Autor de vários artigos referentes à História Contemporânea portuguesa, Amadeu Carvalho Homem colaborou na História de Portugal dirigida por José Mattoso (Círculo de Leitores) e na História de Portugal dirigida por João Medina. Para além disso, é também conferencista permanente do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, no âmbito dos cursos de formação para Oficiais Generais, e co-fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), onde coordena o Grupo de Trabalho dedicado à História das Ideias Políticas e Sociais.

Agraciado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Amadeu Carvalho Homem possui também a Cruz de Mérito Humanitário, concedida pelo Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, de S. Paulo – Brasil.