Alunos da ETPC apresentam “Gandarês” à Junta de Freguesia de Cadima

A convite da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC), no dia 4 de Maio, o executivo da Junta de Freguesia de Cadima, representado pela sua presidente, Regina Marise dos Santos Pessoa, e pelo seu secretário, Carlos Manuel de Oliveira Gregório, deslocaram-se à ETPC a fim de participar num almoço confeccionado pela turma do 10.º ano do curso de restauração – cozinha pastelaria, orientada pelo Chef Humberto Costa.

O objectivo deste almoço foi apresentar aos convidados presentes o projecto desenvolvido por três alunos da referida turma e que consiste na criação/confeção de um produto gastronómico que tivesse como ingredientes base produtos endógenos da região gandaresa. Depois de várias experiências realizadas os alunos optaram pela criação de uma receita de doçaria na qual o tremoço de Cadima, produto da região e com poucas aplicações gastronómicas, fosse um dos ingredientes principais, tendo-lhe adicionado outro produto muito característico na região, a abóbora-menina. Desta junção improvável, resultou o Pastel de Tremoço e Abóbora, a que deram o nome de “Gandarês”.

Com o lançamento deste novo produto gastronómico, estes alunos pretendem contribuir para a divulgação dos produtos endógenos, nomeadamente do tremoço de Cadima, através da sua utilização na gastronomia, o que justifica o convite feito à Junta de Freguesia de Cadima.

A ementa do almoço foi composta por uma entrada – cogumelos à Brás, um prato principal – espetada de frango e abacaxi com legumes salteados, e uma sobremesa – mousse de queijo da serra. Para terminar, foi apresentado e servido o pastel “Gandarês” a todos os participantes do almoço, que expressaram a sua opinião relativamente a este novo doce, com um sabor único e diferente.

No final do almoço, a presidente, Regina Pessoa, agradeceu o convite, sublinhando a qualidade da ementa e expressando o seu agrado pelo pastel “Gandarês”, convidando ainda os alunos a estarem presentes na XIII Feira do Tremoço, que decorrerá de 27 a 29 de Maio, com vista a dar a conhecer à população esta nova iguaria.