Alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria contactam com a Bioquímica, na FCTUC

No âmbito das disciplinas de Química e de Física, leccionadas na Escola Secundária Lima-de-Faria (Cantanhede), os alunos de duas turmas do 12.º ano (CT1 e CT3) visitaram recentemente o Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Esta visita foi realizada na sequência de convite do NEBIOQ, Núcleo de Estudantes de Bioquímica, que organizou um “Dia Aberto” do seu Departamento com o objectivo de mostrar o que ali se estuda e se investiga aos alunos finalistas do ensino secundário.

A iniciativa em questão começou com uma apresentação do curso, à qual se seguiu a visita a vários laboratórios, onde os alunos puderam ser interpelados e interagiram com diversas actividades experimentais, nomeadamente: Respiração Cloroplastidial, Cromatografia de Camada Fina, Genética, Coloração de Gram e Técnica de PCR.

No período da tarde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o Paço das Escolas, a Galeria de Zoologia, o Gabinete de Física do Museu da Ciência e a Associação Académica.

Com esta deslocação, pretendeu-se, sobretudo, que os mesmos ficassem mais esclarecidos sobre o curso de Bioquímica da FCTUC, no sentido de fazerem uma opção melhor fundamentada aquando da candidatura ao ensino superior.

Numa nota enviada ao AuriNegra, a escola refere “que tem mantido um frutuoso intercâmbio com instituições do ensino superior – em especial, com diferentes escolas da Universidade de Coimbra – com evidente benefício científico-pedagógico para os discentes do ano terminal, que brevemente seguirão estudos superiores”.