Alta de Coimbra vai ter estacionamento de duração limitada

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem (22 de Agosto), a implementação, a título experimental, de estacionamento de duração limitada (com parcómetros), num conjunto de arruamentos da Alta. A proposta inclui as ruas Arco da Traição, S. Pedro e S. João e parte da Rua Couraça dos Apóstolos (tramo sul até ao entroncamento com a Rua S. Salvador).

Esta implementação experimental de estacionamento de duração limitada prende-se com o percurso da futura linha dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) “Da Traição à Alegria pelo Botânico”, que permitirá a muitas pessoas que hoje usam transporte individual prescindirem dele. Pretende-se também ordenar o estacionamento de forma a garantir um canal de circulação desimpedido e descongestionado para este trajecto.

Nesse sentido, torna-se necessário eliminar um lugar de estacionamento na saída do portão do Botânico, à Rua Arco da Traição, com colocação de pilaretes flexíveis e marcação de raias oblíquas. Serão também eliminados três lugares de estacionamento na Rua Couraça de Lisboa, delimitados a meia extensão da rua e removido o estacionamento à muralha da cidade na Rua Couraça da Estrela (parte de suporte da Couraça de Lisboa) de modo a deixar livre uma extensão mínima de 15m.

Além de ordenar o percurso da futura linha de transporte público dos SMTUC “Da Traição à Alegria pelo Botânico”, de modo a manter desimpedido o canal de circulação, está ainda previsto colocar paragens de tomada/saída de passageiros desta carreira. Trata-se de um percurso em miniautocarro de propulsão híbrida que contribuirá para desencorajar a utilização do transporte individual na Alta de Coimbra devido ao aumento de oferta do transporte público com a criação desta nova linha dos SMTUC.

A futura linha apresentará um trajeto de 5 km. Partida do ponto de horário da paragem do Rossio de Santa Clara (rotunda do Portugal dos Pequenitos), continuando pela Av. João das Regras, ponte de Santa Clara, Av. Emídio Navarro, rotunda do Parque Verde/Ínsua dos Bentos, Rua de Olivença, Rua da Alegria, mata do Jardim Botânico, Rua Arco da Traição, Largo D. Dinis, Rua Larga (ponto de horário), Rua de S. Pedro, Couraça de Lisboa, Rua da Alegria, Rua de Olivença, Rotunda do Parque Verde/Ínsua dos Bentos, Av. Emídio Navarro, ponte de Santa Clara, Av. João das Regras, Rossio de Santa Clara.