Alpendre Tapas & Bar

Em Mira, no centro da cidade, há um estabelecimento com uma história já longa mas que ganhou uma nova cor pela mão de Ricardo Madaleno. Estamos a falar do Alpendre Tapas & Bar, onde o ambiente e a oferta variada de produtos convidam as pessoas a qualquer hora do dia. Logo pela manhã servem pequenos-almoços. E depois, ao longo do dia, almoços, lanches e jantares. Sempre com um leque de opções variadas em ambiente acolhedor – até mesmo para um convívio, noite dentro,com amigos.

Com quase três anos de vida, o Alpendre é um projecto ao qual Ricardo Madaleno se dedica diariamente com o objectivo de oferecer aos clientes a melhor qualidade possível em todos os produtos que disponibiliza aos seus clientes.

Enquanto conversa connosco Ricardo Madaleno vai atendendo os vários clientes que vão aparecendo, a maioria logo a elogiar o cheirinho do almoço que paira no ar.

O Alpendre era um espaço conhecido para Ricardo Madaleno, que nos conta que “já tinha trabalhado aqui com outra gerência e sempre achei que era um espaço especial, com muito potencial. Por isso decidi avançar com o projecto e inovar em algumas coisas, mantendo o conceito original. O objectivo é que os clientes possam vir a qualquer hora do dia e encontrem uma ementa que satisfaça o que pretendem naquele momento. Foi esse princípio que fez com que apostasse em refeições, mas também em tapas. Optámos pelas tapas regionais, as nossas tapas!” Ricardo Madaleno aposta, ainda, em bebidas diferentes,“com qualidade e apresentação cuidada”. Enquanto prepara um chocolate quente adornado com suspiros, vai explicando o variado leque de cappuccinos e de verdadeiros cocktails quentes, com cores e sabores aparentemente deliciosos. Há ainda café com natas especial e variadas infusões que acompanhadas pela lareira a crepitar proporcionam, nesta altura de Inverno, um ambiente aconchegante. “Como dizem os nossos avós: uma lareira é uma companhia!”

As tapas e os petiscos estão à disposição dos fregueses ao longo de todo o dia, das oito horas da manhã às duas horas da madrugada durante a semana, e até às quatro horas da madrugada ao fim-de-semana. As iguarias do Alpendre estão presentes desde o minuto em que o estabelecimento abre até que encerra, pretendendo o seu proprietário que seja um lugar que promova o bom ambiente a todos os que por lá passem,“que quem visite uma vez, tenha vontade de aqui voltar”. A decoração, dominada pela madeira, pelos tons quentes e luz baixa, torna o lugar convidativo e acolhedor.

O proprietário do Alpendre recorda como começou a sua vida profissional na área da restauração e bar. Conta que começou a ajudar a fritar batatas para acompanhar o leitão à Bairrada em casamentos e rapidamente passou a servir bebidas em eventos do género.

A minha mãe já trabalhava nesta área e eu comecei a ajudar a fritar batatas para acompanhar o leitão nos casamentos.”

Começou assim o gosto pelo ofício que levou Ricardo Madaleno a querer saber mais sobre a técnica de servir à mesa, de preparar boas e diferentes bebidas e assim poder vir a criar o seu estabelecimento. Foi então que percebeu que a formação era crucial para conseguir servir menus com qualidade. Com determinação trabalhou em alguns restaurantes e bares incluindo naquele de que é hoje proprietário: O Alpendre. Ali trabalhou e alimentou o sonho de vir a tornar seu aquele sítio especial. Chegada a oportunidade agarrou-a e tornou-a sua criando receitas que achava serem importantes nos menus em Mira. Segundo vários clientes, as francesinhas são um chamariz reconhecido e das quais Ricardo Madaleno se orgulha.

“É preciso ter gosto por aquilo que é nosso. Ter o cuidado de mudar sempre alguma coisa no ambiente, ter atenção aos pormenores. Às vezes, nem é preciso gastar muito dinheiro, é uma questão de tentar ser original, mudar uma chávena, a cor de uma parede, uma prateleira. Importa que os clientes não se sintam cansados do sítio, que vejam que há qualquer coisa de diferente, mesmo que não identifiquem automaticamente o que é”.

Para dinamizar o local, Ricardo Madaleno promove, ao fim-de-semana, animação nocturna, desde karaoke e música ao vivo a dj’s. A localização privilegiada torna este espaço um local de eleição para qualquer refeição ou para quem simplesmente procura um recanto onde passar bons momentos e apreciar comida e bebida de qualidade.