Almoço saudável na ETPC

A Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) organizou um almoço com as crianças da Escola Básica Cantanhede Sul, uma das actividades previstas no Programa Eco-Escolas desse estabelecimento de ensino, que tem como tema “Alimentação saudável e sustentável”.

Assim, e no sentido de promover o intercâmbio de experiências entre as escolas da cidade, foi solicitada a colaboração da turma do 10.º ano do curso de Restauração – variante cozinha/pastelaria, sob a orientação do Chef Humberto Costa, para confecionar o almoço, cuja ementa foi creme da horta, sandes de peito de Perú assado com tomilho e limão, acompanhado de alface e tomate, terminando numa espetada de fruta com biscoito de massa areada. No dia anterior, alguns dos alunos da EB já se tinham deslocado à ETPC para colaborar na preparação deste almoço, igualmente sob a supervisão e orientação do Chef Humberto Costa, realizando algumas tarefas de preparação dos legumes e do tempero do Perú.

O almoço foi servido na cantina da ETPC, com a presença de 170 participantes, contando-se entre eles professores e responsáveis das duas escolas e ainda o vereador da Educação, Pedro Cardoso, a Chefe de Divisão de Educação do Município de Cantanhede, Cláudia Azevedo, e a responsável pelo Programa Eco Escolas do Município, Emília Pimentel.

Enquanto alguns dos alunos estiveram a desenvolver tarefas na cozinha, outros ficaram responsáveis por servir e acompanhar os alunos da EB, tendo-se estabelecido um convívio salutar entre todos.

No final do almoço, os responsáveis pelas duas escolas assim como o vereador Pedro Cardoso manifestaram a sua satisfação por esta iniciativa de sensibilização para uma alimentação saudável, onde a sopa, os legumes e a fruta desempenharam um papel fundamental.