Adega dá vinhos a provar na Expofacic

Todos os anos, a Expofacic é também significado dos melhores vinhos bairradinos. Como vem sendo hábito, a Adega Cooperativa de Cantanhede aproveitou o certame para apresentar alguns dos seus produtos, numa prova que teve lugar no recinto do certame, na zona do mercado municipal.

Com o fim de tarde a convidar à descontracção, foram várias as dezenas de pessoas que acederam ao convite da ACC, entre os quais o Presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio, e a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

No total, durante a prova foram apresentados seis néctares: dois brancos, um tinto, um espumante, um vinho licoroso e, para fechar com chave de ouro, uma aguardente.

A descrição dos vinhos, assim como a interacção com o público ficou a cargo do enólogo da Adega, Osvaldo Amado, que foi recolhendo opiniões na audiência e dando a conhecer tanto os sabores como os métodos de produção de cada um dos néctares.

O primeiro vinho branco a dar a conhecer foi o monocasta Marquês de Marialva Bical Reserva 2017, uma novidade desta adega e que terá lançamento já em Agosto. Seguiu-se o, várias vezes medalhado, Marquês de Marialva Arinto Grande Reserva 2014.

Nos tintos, a aposta foi para um dos vinhos mais afamados e premiados da ACC e que tem como única protagonista a casta mais nobre da Bairrada: O Marquês de Marialva Baga Reserva 2014.

Os espumantes também não podiam faltar nesta prova de vinhos. E, desta vez, a estrela foi o original Marquês de Marialva Cuvée Baga 2014, uma grande novidade que estará disponível para compra perto do Natal de 2018.

A degustação de vinhos terminou com o Licoroso Marquês de Marialva Reserva dos Sócios e com a Aguardente Conde de Cantanhede V.S.O.P.