Actividades científicas para celebrar o Dia da Criança no Exploratório

“Meias com Ciência” e “Aprender a Salvar Vidas” são as propostas do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra para celebrar o Dia da Criança. Dedicadas a crianças do ensino pré-escolar e de primeiro ciclo do ensino básico, as actividades são gratuitas e decorrem durante o dia de amanhã, quarta-feira, 1 de Junho, entre as 9h30 e as 17h30.

“Meias com Ciência” é uma actividade de exploração experimental dinamizada a partir da Rede de Centros Ciência Viva que decorre simultaneamente nos 20 centros de ciência do país. Equipadas com meias brancas nos pés, com pinças, lupas e caixas de Petri, as crianças vão fazer um percurso nas zonas exteriores do Exploratório para depois explorarem e analisarem a diversidade das plantas, animais, rochas, e mesmo fósseis, retidos nas suas meias.

A actividade é gratuita para todas as escolas que pretendam participar, decorre das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 sendo dinamizada por monitores do Exploratório e acompanhada pelos professores dos grupos escolares. Paulo Trincão, director do Exploratório, revelou ainda que “a realização da mesma actividade um pouco por todo o país é também uma forma de marcar os 20 anos da Rede de Centros Ciência Viva e alargar as actividades de exploração de ciência a um âmbito mais lato e de forma mais organizada”, adiantou.

O Dia da Criança no Exploratório não fica por aqui. Numa parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), as crianças vão ainda por “Aprender a Salvar Vidas”. Trata-se de uma actividade, igualmente gratuita, para os grupos escolares participantes, que vai ensinar aos mais pequenos algumas técnicas de Suporte Básico de Vida. A decorrer durante o período da manhã na exposição Em Forma com a Ciência, os alunos e professores da ESEnfC vão dinamizar a actividade com recurso a manequins e simulações de pequenos incidentes em que é preciso saber o que fazer.

Ambas as sessões integram o programa para o Dia da Criança desenvolvido pelo Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra. Actualmente, prevê-se a participação de cerca de duzentas crianças já inscritas nestas actividades. Segundo a direcção do centro de ciência de Coimbra “é impossível deixar passar esta data em branco até porque as crianças são um dos nossos públicos principais e esperamos que as actividades que propomos para este dia estimulem nos mais pequenos curiosidade e interesse pela ciência”.