Abertas as candidaturas ao prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica

Até 16 de Dezembro de 2016, decorre a fase de candidaturas à 9.ª edição do Prémio Crioestaminal. O prémio, fruto de uma parceria entre a Crioestaminal e a Associação Viver A Ciência, visa apoiar jovens cientistas que pretendam realizar projectos pioneiros na área da Biomedicina, em Portugal.

O prémio é dirigido a investigadores nacionais ou internacionais em início de carreira (detentores de doutoramento realizado entre 2006 e 2013, inclusive), que se proponham liderar um projecto autónomo numa instituição portuguesa. O prémio, que será avaliado por um júri internacional, tem o valor de 20 mil euros e os candidatos devem submeter as suas inscrições através do site www.viveraciencia.org.

Ao longo dos anos, o Prémio Crioestaminal distinguiu projectos de investigadores como Sandra Macedo Ribeiro (2005) e Hélder Maiato(2006), ambos do Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto; Mónica Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (ICG) de Oeiras (2007); Lino Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e do Biocant (2008), Lars Jansen, do ICG (2009) e Luísa Figueiredo, do Instituto de Medicina Molecular (2010).

Para André Gomes, CEO da Crioestaminal, “regressar ao Prémio Crioestaminal é muito gratificante porque, por um lado, é uma iniciativa que nos acompanha praticamente desde o início da nossa actividade e, por outro, sabemos que estamos a impulsionar a investigação científica em Portugal”.

Já Joana Barros, da Associação Viver a Ciência, destaca que “este prémio é uma importante fonte de financiamento para uma fase particularmente crítica do percurso de um cientista, quando ele começa a liderar os seus primeiros projectos de Investigação. Os vencedores das edições anteriores, que vieram a seguir percursos do mais alto nível de excelência, demonstram o sucesso desta aposta nos novos talentos.”

Pode consultar o regulamento da 9ª Edição do Prémio Crioestaminal no website da Associação Viver a Ciência em: www.viveraciencia.org/premiocrioestaminal