A magia da rádio no Exploratório

Arranca esta terça-feira (dia 1 de Março) o projecto Rádio com Ciência, uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra que traz a rádio ao Exploratório e leva a Ciência à frequência 107.9 FM.

Um estúdio de rádio instalado no Exploratório, programas sobre ciência na antena da universidade e um debate final que procura saber “Onde está a Ciência em Portugal?” são os ingredientes base da parceria entre o Exploratório e a RUC, que decorre durante todo o mês de Março.

Ao longo deste período os radialistas – técnicos, jornalistas e locutores – da RUC vão estar no Exploratório às terças e quintas-feiras para dinamizar sessões no estúdio de rádio com os grupos visitantes do Exploratório. Mostrar como funciona uma rádio é o principal objectivo destas sessões gratuitas que decorrem entre as 10h30 e as 12h30 e das 15h00 às 17h00 e onde os grupos visitantes vão ter a possibilidade de aprender algumas noções sobre os materiais e programas de uma rádio e até falar ao microfone.

Além destas sessões semanais, a equipa da RUC vai estar a postos também no domingo, dia 6 de Março, entre as 14h00 e as 18h00, para mostrar a magia da rádio, gratuitamente e sem marcação prévia, a todos os visitantes do Exploratório.

A parceria estende-se aos sábados de Março, altura em que a RUC dá voz à ciência através do programa especial “Ciência no Ar”. Os quatro programas serão produzidos pelo Exploratório e serão emitidos na frequência da RUC (107.9 FM) nos dias 5, 12, 19 e 26 de Março, das 11h00 às 12h00. Cada programa é composto por um tema científico principal e diversas rúbricas sobre ciência.

A Rádio com Ciência termina no dia 2 de Abril, sábado, altura em que o estúdio de rádio vai estar aberto ao público em geral para sessões com visitantes. Às 18h00 terá início o debate “Onde está a Ciência em Portugal?”, no Auditório do Exploratório, com transmissão em directo pela RUC.

Esta parceria entre a RUC e o Exploratório surge no âmbito das comemorações dos 30 anos da Rádio Universidade de Coimbra, cuja temática é “A RUC e a Cidade”. Com estas actividades o Exploratório pretende “por um lado, aproximarmo-nos de instituições de referência da universidade, da cidade e com uma representação forte junto dos estudantes, e, por outro lado, apresentar uma oferta diferente aos nossos visitantes e, sobretudo, divulgar a ciência e contribuir para o aumento da cultura científica, que é a base da nossa filosofia”, refere Paulo Trincão, director do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.