Centenas de famílias participaram a Festa da Criança promovida pelo Município de Cantanhede

Centenas de famílias participaram na Festa da Criança promovida pelo Município de Cantanhede para celebrar o Dia Mundial da Criança e assinalar o encerramento do ano escolar. Logo às primeiras horas da manhã de sábado, 4 de Junho, o acontecimento começou a ganhar expressão com o aglomerar das famílias, que, mais uma vez, puderam usufruir de uma estimulante jornada de convívio organizada para facultar aos pais a oportunidade de partilharem com os filhos um diversificado leque de experiências lúdico-pedagógicas.

No amplo relvado do Parque de S. Mateus, as crianças desfrutaram de brincadeiras em insufláveis, pinturas faciais, ateliês de expressão artística e circuitos desportivos, no âmbito de um programa que contou com o envolvimento activo das escolas que integram os agrupamentos escolares do concelho e de várias outras entidades que se mobilizaram para cumprir os objectivos da iniciativa, através da dinamização de actividades relacionadas com o seu respectivo campo de actuação.

O ambiente foi de entusiasmo festivo, conforme constatou o presidente da Câmara, João Moura, que esteve no local com a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e os vereadores Pedro Cardoso, Célia Simões, Pedro Carrana e Madalena Cardetas. O executivo camarário acompanhava o Comandante do Comando de Administração de Recursos Internos da Guarda Nacional Republicana, Major-General Carlos Alberto Baía Afonso, que esteve em Cantanhede a presidir celebração do Dia da Unidade do Comando Territorial de Coimbra, cujo desfile foi de resto um grande aliciante para os participantes da Festa da Criança. Além disso, a GNR teve no evento uma presença idêntica à de edições anteriores, nomeadamente com demonstrações de cinotécnica, slide e a exibição de alguns dos seus meios operacionais, à semelhança dos Bombeiros Voluntários, que estiveram representados no local com alguns dos dispositivos que utilizam no cumprimento da sua missão.

Noutra vertente, os alunos do 5.º A do Agrupamento de Escolas Gândara Mar apresentaram um momento musical, o Lar de Infância e Juventude Maria Cordeiro da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede exibiu uma coreografia de treino funcional dinamizado pela CLAFIT e a Companhia de Teatro de Coimbra Atrapalharte representou a peça “Estendal de Contos”.

Por outro lado, o Centro de Saúde de Cantanhede levou a cabo a campanha “Hospital do Ursinho”, a Sociedade Columbófila Cantanhedense dinamizou o Carrinho dos Brinquedos”, o Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede-382 promoveu actividades de sensibilização e jogos tradicionais, enquanto num espaço reservado para o efeito decorreu o “Mercadinho da Primavera”.

Como habitualmente, o Serviço Municipal de Protecção Civil e Recursos Naturais desenvolveu acções em duas vertentes, uma orientada para estimular as crianças e os pais para o conhecimento dos fundamentos da cultura municipal de segurança, outra destinada a reforçar a consciência colectiva relativamente à importância dos recursos naturais e da biodiversidade.

Em grande actividade estiveram também os monitores da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, da APPDA – Coimbra e do CLDS- Cantanhede 3G “Intervir, Integrar, Incluir”, bem como os grupos de dinamização das associações desportivas do concelho, designadamente a  Red Eagle Sports, Sporting Clube Povoense – AJT e o Clube de Golfe de Cantanhede.

A edição de 2016 da Festa da Criança em Cantanhede encerrou com uma missa campal celebrada pelo padre João Silva.