26 anos de Bandeira Azul

Desde dia 21 de Junho que a Praia da Tocha ostenta, pelo 26.º ano consecutivo, a Bandeira Azul, que reconhece a sua excelência.

O galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), voltou a ser hasteado na zona balnear do concelho de Cantanhede, precisamente no dia em que se deram as boas-vindas ao Verão, que se espera quente e movimentado para aquela zona.

A Bandeira Azul premeia a qualidade ambiental, dos equipamentos, da informação e dos serviços que a Praia da Tocha presta àqueles que a visitam, principalmente nos meses de calor. Na ocasião, o presidente
da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, referiu que o momento de hastear a bandeira
“é sempre motivo de orgulho para o Município”.

Rodeado de dezenas de crianças locais, o autarca afirmou que “a Praia da Tocha, apesar de ser uma praia pequena, é uma praia muito grande”, na medida em que se encontra no “Top 10 das melhores praias da Região Centro”.

De acordo com João Moura, “a Praia da Tocha já está preparada para receber, com todas as condições, os veraneantes que nos visitarem”. Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais
Alves, elogiou o trabalho desenvolvido pela autarquia e pela empresa Inova, no que diz respeito à preservação das características que distinguem aquela praia e que a tornam
num local de grande afluência.

Bandeira das Acessibilidades
À semelhança do que tem acontecido nas últimas dez épocas balneares, foi também hasteada
na Praia da Tocha a Bandeira das Acessibilidades, símbolo das boas
condições de acesso à praia aos utentes que enfrentem problemas
de mobilidade.

O galardão vem na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitectónicas, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralô (cadeira anfíbia), que permite transportar pessoas com dificuldades de movimentação.

Pelo sexto ano consecutivo, a Praia da Tocha foi também distinguida pela Quercus com a classificação de “Qualidade de Ouro”, integrando, mais uma vez, a lista que a Associação Nacional de Conservação da Natureza elaborou no âmbito de um processo em que foram destacadas as praias com água considerada excelente.