CEARTE celebra 30 anos com uma aposta no futuro

No dia da comemoração do seu 30.º aniversário (29 de Abril), o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato apresentou as actividades comemorativas de aniversário, que irão decorrer até Abril de 2017, em torno do lema: “Inovar na Tradição – Gestos de Futuro”

Depois de apresentar o percurso e os resultados do Centro, o Director do CEARTE, Luís Rocha, referiu que o aniversário será assinalado

“com actividades que procuram mostrar como o artesanato é hoje uma profissão de futuro e como o CEARTE potencia a criatividade, a inovação e o Design em todos os processos formativos. Nos últimos anos, por necessidade ou por vocação, artesãos e criadores de todos as idades encontram nas actividades artesanais o seu rendimento e profissão, ancorada na herança cultural, na sustentabilidade e na humanização e fazendo da identidade cultural a marca distintiva das suas produções para acesso a novos mercados e para o sucesso empresarial”.

Na sessão participaram cerca de 100 formandos dos cursos de qualificação da sede do CEARTE e do Pólo de Alvaiázere, mas que representam os mais de 40 mil que usufruíram da formação do Centro nestes 30 anos e os perto de 2 mil alunos que neste ano de 2016 já foram formados pelo CEARTE.

“Queremos assinalar os 30 anos, antes de mais, com aqueles que constituem a razão de ser do CEARTE e para quem trabalhamos todos os dias – os formandos, os jovens e adultos que procuram no CEARTE uma resposta para a melhoria das suas vidas”, referiu Luís Rocha.

Durante a cerimónia, cinco formandos deram o seu testemunho, valorizando a qualidade da formação do CEARTE, as excelentes condições tecnológicas, o apoio dado no empreendedorismo e a importância da formação para o seu futuro pessoal e profissional.

Entre eles esteve Diogo Ribeiro, jovem formando do CEARTE que vai representar a região centro no SKILLS Portugal, e que afirmou: “o Campeonato e formação está a ser uma experiencia fantástica. Espero ter aqui o meu futuro profissional. Seria bom que mais jovens como eu acreditassem que com a formação profissional é possível encontrar o nosso futuro”.

O CEARTE tem 30 anos de trabalho na resposta às necessidades de formação das artes e ofícios, do património e das indústrias culturais e criativas em Portugal. Deste modo, as actividades comemorativas procuram não só dar a conhecer o percurso e o trabalho do CEARTE, mas sobretudo apontar caminhos de futuro que passarão certamente pela elevação da qualificação dos portugueses, pela certificação de competências escolares e profissionais e pela formação dos activos ao longo da vida.

A partir da sede em Coimbra, o CEARTE dá formação em todo o país, apostando na formação tecnológica e no apoio técnico aos muitos criadores, de todas as idades, e que hoje encontram no artesanato e nas produções culturais e criativas uma forma de vida.

IMG_8307

Em nome da Administração do Centro, Glória santos referiu que “o CEARTE é hoje um nome prestigiado na formação em Portugal, graças ao trabalho desenvolvido pelos seus responsáveis e por todos os seus colaboradores, caracterizado por uma atitude permanente de inovação, competência e profissionalismo”.

Entre as principais actividades que serão desenvolvidas até Abril de 2017 estão o Skills Portugal – Campeonato Nacional das profissões (25 de Maio), a participação na Feira Internacional do Artesanato (25 a 3 de Julho), a edição de Selo comemorativo dos 30 anos (Setembro), a Organização do Seminário Internacional sobre “Artesanato – Profissões de Futuro” (Março de 2017) e a Edição do livro alusivo aos 30 anos e a Cerimónia oficial da Comemoração dos 30 anos (Abril).