21.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara já arrancou

Até domingo, no Largo da Barrinha da Praia da De Mira, são muitos os petiscos que pode degustar. O melhor da gastronomia gandaresa está reunido para mais uma edição da Mostra Gastronómica da Região da Gândara e ninguém pode faltar.

A inauguração oficial aconteceu esta quinta-feira, dia 13 de Setembro, num final de tarde de nevoeiro, mas concorrido a nível de comensais. Por volta das 18h30 já os cozinheiros dos 8 restaurantes presentes não tinham mãos a medir, com os visitantes a chegar para lanchar e outros até para jantar. No forno da Confraria Nabos e Companhia já eram muitas as telhas recheadas de sardinha a sair a fervilhar. Os pedidos não paravam e assim será até domingo.

Petinga frita, salada de polvo, sardinha na telha, peixes e marisco variados, moelas, leitão, chanfana… Estes são apenas algumas das iguarias que pode provar na Mostra, que conta ainda com uma parte dedicada ao artesanato.

A apadrinhar o evento está o chef da Seleção Nacional e Professor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra Luís Lavrador, para quem a “gastronomia é a forma de nos afirmarmos como povo”. Convidando todos a “vir e voltar” à Mostra, “porque também é na mesa que se convive e confraterniza”, aproveitou ainda a ocasião para apelar ao voto no concurso das 7 Maravilhas à Mesa, cuja final se realiza domingo, em Albufeira, e onde o concelho de Mira está bem representado na mesa Da Bairrada ao Mondego.

Francisco Reigota, Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, agradeceu a todos “os que permitem realizar esta mostra: restaurantes, associações, entre outros. Todos são importantes, são vocês todos que fazem esta mostra”.

Convidando todos a “usufruir do que aqui vai ser degustado”; o autarca referiu que a “mostra está boa e recomenda-se” e garantiu que para o ano será ainda melhor.

Já Raul Almeida referiu-se ao evento como “uma homenagem à gândara” e uma boa forma de assinalar a época balnear que agora encerra. No futuro, frisou o Presidente da CMM, “o objectivo é trazer todos os chef’s de Mira até à mostra. Vamos tentar fazer isso. Por agora, aproveitem este fim-de-semana gastronómico”.

Conjugado com o evento haverá ainda, no sábado, dia 15 de Setembro, entre as 14h30 e as 19 horas, a 1.ª Edição da Perícia Automóvel da Região da Gândara. A perícia automóvel é uma modalidade que se caracteriza pela utilização de automóveis em diversos estados, desde os que estão no seu estado original até aos mais modificados e melhorados, que realizam uma sequência de manobras em torno de obstáculos, num circuito curto, cronometrado e que proporciona muita diversão aos pilotos e aos espectadores. O evento decorrerá na Av. Da Barrinha, entre o Museu etnográfico, o Posto da GNR e o Parque de Campismo Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *