Lemede recebe oficina Costurar Sorrisos

A Little Dresses for África (LDFA) é um projecto de voluntariado solidário global. Com origem americana, Portugal também tem uma delegação, localizada na Charneca da Caparica, representada por Lisa Santos. Em pouco mais de 2 anos, Portugal já enviou milhares de peças para diferentes países do continente africano, produzidos por costureiras e aprendizes voluntárias, espalhadas de norte a sul do país.

No último ano foram dinamizadas várias oficinas de costura sob o lema “Costurar sorrisos”, em vários pontos do país, através de parcerias com diferentes entidades, públicas e privadas. Mais uma vez, Cantanhede realizará a V iniciativa no dia 12 de Maio, a partir das 14h30 na Escola Velha de Lemede. Sempre com o apoio do grupo folclórico “Flores da nossa terra” que prontamente tem disponibilizado o espaço para a dinamização destas sessões solidárias.

O apoio para a confecção dos vestidos, orientações com moldes, cortes e acabamentos serão dados no local com a supervisão do formador Luís Catarino, que prontamente acolheu a ideia e se disponibilizou para participar e colaborar nesta iniciativa, com uma finalidade tão nobre, e levar apoio aos mais carenciados.

Os potenciais interessados poderão participar de forma gratuita, basta aparecer no local, desde que possuam uma máquina de costura e saibam o essencial do seu funcionamento, confeção de peças simples e, sobretudo vontade de ajudar e dedicar um pouco do seu tempo aos outros.

A contribuição pode também passar pela doação de alguns tecidos de algodão que se adequem ao clima de países quentes, desde que não sejam de pretos, brancos ou transparentes. As fitas decorativas e elásticos são sempre uma mais-valia em todas as peças produzidas.